Economizar na energia elétrica muitas vezes pode ser de grande dificuldade para os moradores de uma residência. Por isso, separamos 5 dicas para reduzir o consumo de eletricidade de acordo os cômodos da sua casa.
No entanto, antes de começar a alterar o seu dia a dia, confira sua conta atrasada celpe 2 via, assim você saberá se está pagando multas, juros, encargos ou outras tarifas.
Reduza o consumo de eletricidade na sala de estar
Para economizar eletricidade na sala, opte por uma tinta transparente para otimizar a iluminação.
- Favorecer as cores claras nas paredes e tetos, organize seu espaço de trabalho e suas cadeiras de leitura o mais próximo possível das janelas para aproveitar ao máximo a iluminação livre do sol;
- Televisão , sistema de som e computador estão longe de consumir mais eletricidade. Mas cuidado com o consumo desnecessário de relógios desses dispositivos! Eles podem representar um consumo anual equivalente a uma geladeira no mesmo período!
Para evitar aumentar desnecessariamente sua conta de energia, desconecte esses dispositivos à noite agrupando-os no mesmo filtro de linha com um interruptor, por exemplo, e desligue a tela, o computador e a TV quando não os estiver usando.
- Em relação ao aquecimento elétrico, prefira o uso do interruptor ao termostato, pare tudo quando você ventila e, acima de tudo, economize dinheiro, reduzindo a temperatura geral em dois ou três graus.
Reduza o consumo de eletricidade na cozinha
Ao cozinhar, não se esqueça dos reflexos ecológicos! Princípio básico: instale o calor longe do frio.
- Portanto, coloque a geladeira longe o suficiente dos utensílios de cozinha e ela consumirá menos energia . Proteja-o descongelando e limpando regularmente a grade traseira (3 mm de gelo, isto é 30% mais consumo elétrico).
Evite uma temperatura muito baixa. Evite também colocar alimentos quentes e não os empilhe. O mesmo vale para o seu freezer: é melhor colocá-lo em uma sala sem aquecimento, como uma adega ou uma garagem.
- Se você usar placas de fogão elétricas, cubra as panelas ao cozinhar e leve panelas maiores que as placas: isso evita a perda de calor . Nas placas elétricas tradicionais, desligue-as no final do cozimento: a placa permanece bastante quente por um certo tempo e você economiza energia.
- Para o seu forno elétrico, não abra a porta durante o pré-aquecimento. Se o limpar por pirólise, faça-o logo após o cozimento: o forno ainda estará quente e levará menos tempo para aquecer, daí a economia de energia.
- Finalmente, se você trocar de equipamento, prefira dispositivos sóbrios e com baixo consumo de energia. Para fazer isso, consulte o rótulo de energia agora presente em todos os eletrodomésticos vendidos.
Reduza o consumo de eletricidade no banheiro
Chuveiros são mais econômicos que banheiras.
- Limite seu consumo de água, preferindo um banho em um banho (3 vezes menos água usada), você também limitará seu consumo de eletricidade .
- No lado da lavanderia, para economizar dinheiro em sua máquina de lavar , geralmente existem ciclos “seco” ou “meia carga” que economizam eletricidade e água a cada lavagem quando a máquina não está cheia: além disso, lavar suas roupas a 30 ° C consome metade do que lavar suas roupas a 60 ° C. Lembre-se também de limpar o filtro regularmente.
- Lembre-se de ajustar seu tanque de água quente corretamente .
Conselhos gerais de iluminação
Algumas dicas para um melhor gerenciamento da iluminação:
- Lembre-se de desligar as luzes em quartos desocupados;
- Use lâmpadas de baixo consumo para os pontos de luz com maior tempo de operação;
- Adapte a potência das lâmpadas de acordo com as salas e necessidades;
- Lembre-se de remover o pó das lâmpadas de tempos em tempos, pois aumenta sua eficiência luminosa;
- Escolha cores claras para suas paredes e tetos, a luz refletirá melhor.