Educação

Como fazer um TCC passo a passo

Toda vez que escuto algum aluno falar sobre fazer um TCC vejo o desespero deles ao ter que desenvolver um projeto de pesquisa. Com certeza o projeto de pesquisa é a parte na qual deve-se ter mais cuidado e carinho.

Diferente do que as pessoas pensam, o projeto de pesquisa não é apenas uma formalidade burocrática. É parte fundamental do trabalho.

Esse é o problema das pessoas que ficam escrevendo e reescrevendo o texto sem conseguir avançar com o TCC. Mas você não vai passar por isso pois deu a sorte de encontrar este artigo. Já vou começar te pedindo perdão por que o artigo acabou ficando um pouco mais longo que o normal. Mas isso foi necessário por que hoje eu vou te mostrar como fazer um projeto de pesquisa passo a passo, sem depender de orientador.

Esse conteúdo é tão importante que mesmo se você não estiver precisando fazer um projeto, porque ele vai acabar te ajudando a entender o passo a passo sobre como fazer o seu TCC. Seja ele um artigo uma monografia, uma dissertação ou tese.

Mas eu tenho que te avisar: não adianta tentar aprender como fazer um TCC se você não tiver um bom tema.

O que é o Projeto de Pesquisa do TCC?

MonografisO projeto de pesquisa nada mais é do que um documento que descreverá o planejamento da sua pesquisa científica. Ao ler o seu projeto de pesquisa qualquer pessoa deverá ser capaz de entender do que se trata o seu TCC. O projeto será o seu norte, ele definirá quais serão os rumos da sua pesquisa. Será um mapa do seu TCC, ou seja, você só terá uma boa pesquisa se estiver com um projeto a altura.

Existe uma norma ABNT específica para o projeto de pesquisa, é a NBR que não é obrigatória, pois não existe lei que obrigue as faculdades a segui lá.
Porém a NBR estabelece um guia bem detalhado e por esse motivo acaba tendo aceitação quase unânime. A parte principal dessa norma está na estrutura do projeto de pesquisa.

A estrutura de um projeto de pesquisa se confunde com a estrutura final do próprio TCC, mas existem algumas diferenças. O projeto é composto uma parte externa e uma parte interna. A parte externa, não é obrigatória, mas é composta pela capa e pela lombada, que é aquela área lateral dos livros. Na parte interna serão encontrados elementos pré textuais textuais e pós textuais.

Quanto aos elementos pré textuais apenas a folha de rosto e o sumário são obrigatórios, mas lá também podem estar as listas de ilustrações de tabelas de abreviaturas siglas e símbolos.Já em relação aos elementos textuais que representam o projeto propriamente dito todos os elementos são obrigatórios. São eles:

  • Introdução
  • Referencial Teórico
  • Metodologia
  • Recursos Necessários

Elementos pós textuais do TCC

Por fim existem os elementos pós textuais, que são:

    • Glossário
    • Referências Bibliográficas: obrigatória*
    • Apêndices
    • Anexos
    • Índice

Como você deve estar observando há uma grande diversidade de elementos mas só alguns deles são obrigatórios. Vou apenas falar sobre a parte obrigatória do TCC para não prolongar mais isso aqui.

Seu primeiro objetivo antes de qualquer coisa é escolher qual vai ser o tema do seu TCC, não tem como correr disso! Você precisa escolher o tema para que assim possa iniciar seu projeto de pesquisa.

A melhor maneira de começar um projeto de pesquisa sem nenhum bloqueio criativo, quer dizer fugindo do famoso branco, é preparar alguns tópicos antes de começar a escrever. Para te ajudar a definir esses tópicos o ideal é começar respondendo algumas perguntas que eu preparei para você. As respostas delas formarão a base do seu projeto. Aí vai ficar mais fácil começar a escrever. Veja quais são elas:

Sobre o que você vai pesquisar: Por que alguém deve estudar sobre isso? Isso é importante para quem, onde e por quê ?

  • Justificativa: Qual é a controvérsia que existe sobre esse assunto?
  • Problema: O que você quer mostrar com essa pesquisa?
  • Objetivos: O que você acha que pode descobrir no final?
  • Hipótese: Como você vai procurar e analisar as informações?
  • Metodologia:  Quando você vai começar e quando você precisa terminar a pesquisa?
  • Cronograma: O que você precisa usar para achar as informações?
  • Recursos: O que já existe pronto sobre esse assunto Referencial Teórico e Referências?

Tente escrever as respostas para cada uma dessas perguntas no formato de tópicos, deixe para escrever os detalhes depois. Assim você vai ter uma chuva de ideias que lhe permitirá ter uma visão geral do projeto antes mesmo de começar a escrever.

Feito isso o ideal é começar pela parte textual onde estará o conteúdo do projeto Em seguida você deve fazer os elementos pós textuais e só no final os elementos pré textuais. O que você tem que pensar é que as referências devem ser a última coisa a ser feita. Você primeiro precisa finalizar seu referencial teórico.

Também por que só é possível finalizar o sumário quando todo o resto já estiver pronto.

Por onde começar a escrever meu TCC?

A primeira coisa que você deve escrever é a introdução. O ideal é iniciar informando o tema ou apresentando a justificativa do TCC. Eu prefiro iniciar com a justificativa primeiro pois assim é mais fácil gerar curiosidade no leitor.

Justificativa TCC

Justificativa TCCÉ recomendável que a justificativa TCC tenha uns 5 parágrafos. Essa é a quantidade de texto suficiente para mostrar ao leitor que ele precisa ler sobre o seu tema. Eu gosto de citar números pois dados e estatísticas normalmente fazem a prova cabal da importância de qualquer tema. Isso fica ainda mais evidente quando a fonte é de autoridade como um órgão público ou uma universidade, por exemplo.

Mas não existe uma fórmula certa. A justificativa pode partir de um contexto entre necessidade e a busca de solução, mas também de uma notícia de uma citação e até de uma história.

O importante é que você demonstre de forma impessoal que o tema a ser estudado na pesquisa é relevante. Mas lembre que o tema deve ser relevante para a ciência e não para você.

Depois da justificativa TCC você já deve emendar em seguida parágrafo dedicado apenas para informar qual é o tema. Depois informe qual é o problema de pesquisa que é literalmente a parte mais fácil de fazer.

Parece contraditório dizer isso pois existe uma reclamação geral dos estudantes sobre isso, mas na verdade a dificuldade não está no problema mas sim nos temas mal elaborados.

Explico: O problema de pesquisa nada mais é que o tema precedido de um pronome relativo e com uma interrogação no final. Só isso e mais nada. Por exemplo: se o seu tema é “O impacto econômico da seca para a produção pecuária”, então sua pergunta vai ser: Qual é o impacto econômico da seca para a produção pecuária?

É só isso. Depois você tem que informar qual é seu objetivo geral que nada mais é do que o tema com um verbo no tempo infinitivo antes. De novo se o seu tema é “O impacto econômico da seca para a produção pecuária” então seu objetivo geral vai ser: Descobrir o impacto econômico da seca para a produção pecuária.

É isso mesmo que você está pensado tema problema e objetivo geral são apenas formas diferentes de falar exatamente a mesma coisa. É claro que você pode mudar um pouco as palavras para não ficar só repetindo a mesma coisa, mas o significado das coisas tem que ser o mesmo. Depois você deve dizer quais são os objetivos específicos que também são retirados do tema.

Faça o seguinte quebre seu tema em partes depois adote a mesma sistemática do objetivo geral colocando um artigo no infinitivo para iniciar cada objetivo específico.

Mais uma vez se o seu tema é: “O impacto econômico da seca para a produção pecuária”, então seus objetivos específicos vão ser relativos a coisas a seca a produção pecuária e o impacto de uma coisa para a outra.

Seus objetivos específicos ficariam mais ou menos assim:

  • Objetivo específico: Descrever o fenômeno da seca.
  • Objetivo específico: Diagnosticar os dados da produção pecuária nas regiões secas.
  • Objetivo específico: Comparar os dados da produção pecuária antes e depois da seca.

Você concorda que esses objetivos específicos representam as etapas a serem percorridas até que o objetivo geral seja finalmente atingido? Já no encerramento da introdução você deve lançar pelo menos uma hipótese.

Hipótese é um possível resultado para a sua pergunta, uma eventual resposta do problema. O importante é você ser responsável ao estabelecer essa hipótese pois você estará se com prometendo com o leitor a testar no seu TCC se ela procede ou não. Pela última vez se o seu tema for “O impacto econômico da seca para a produção pecuária” sua hipótese pode ser mais ou menos assim: “A seca inviabilizou a produção pecuária nas regiões de seca pois elevou os custos de produção, tirando a competitividade dos produtos.”

Perceba que nesse caso o pesquisador teria de analisar a questão econômica no TCC de modo a testar se essa hipótese seria confirmada ou refutada.

Referencial Teórico do TCC

Encerrada a introdução você passa para a segunda grande parte do projeto que é o referencial teórico.

Na verdade no projeto de pesquisa pronto só deve existir o que as pessoas chamam de estado da arte. Quer dizer é o conhecimento básico, que o você já conseguiu coletar antes mesmo de iniciar a pesquisa. Isso significa que no referencial teórico do projeto de pesquisa você deve inserir algumas citações, fazendo um panorama mais básico sobre o assunto e o ponto de vista. Existe uma enorme diferença entre o referencial teórico do TCC e o do projeto de pesquisa.

O referencial do TCC deve ser completo e serve para você extrair os resultados da pesquisa. Já o referencial do projeto é menor e serve para você levantar pendências. Quer dizer informações que você ainda não sabe mas que são importantes para pesquisar no TCC. Em suma o referencial teórico do projeto de pesquisa é para você mostrar que não está dando um tiro no escuro, que já sabe alguma coisa e que já leu pelo menos um pouco sobre o seu tema.

Metodologia TCC

Terminado o referencial você deve informar qual é a metodologia a ser utilizada no TCC. Mas eu também não vou gastar nosso tempo com isso. O indicado é que você descreva quais serão os recursos necessários, ou seja, que você vai usar para que seu projeto chegue ao final. Esses recursos podem ser: papel, tinta da impressora, deslocamento para entrevistas, questionários e reuniões. Também pode descrever se terá gastos com revisões, encadernação e até com livros adquiridos para o projeto.

Cronograma TCC

Cronograma TCCOutro aspecto essencial do seu projeto de pesquisa é o cronograma do TCC. Sem dúvidas você tem uma data limite para entregar ou apresentar seu TCC. Também tem a data de início que é exatamente o dia em que você terminar o projeto. Portanto comece seu cronograma com esses dois marcos a elaboração do projeto de pesquisa e a apresentação do TCC. Além disso marque uma data como meta para terminar a introdução cada capítulo do desenvolvimento, coleta de dados para um eventual estudo de caso, qualificação, conclusão, formatação, revisão ortográfica, etc.

O ideal aqui é conhecer o cronograma da sua faculdade e se adaptar a ele. Com isso a parte textual do seu projeto de pesquisa já estará pronta. Após finalizado o projeto de pesquisa você pode iniciar a produção da parte pós textual.

Referências Bibliográficas TCC

As referências bibliográficas são o único elemento obrigatório da parte pós textual. De um modo geral as referências bibliográficas devem conter:

    • Nome do autor
    • Título da obra
    • Edição
    • Cidade
    • Editora
    • Ano de Publicação

Você deve começar com o sobrenome do autor em letras maiúsculas depois fazer uma vírgula e informar o restante do nome do autor. Em seguida aparece o título da obra em negrito. Junto ao título você pode inserir dois pontos e o subtítulo da obra se houver, claro. Por fim deve vir a informação sobre a edição da obra e também a cidade da publicação separando com dois pontos o nome da editora e o ano da publicação.

Folha de Rosto TCC

Poucas pessoas sabem disso: A folha de rosto é item obrigatório em qualquer monografia ou TCC. É incrível como alguns alunos simplesmente ignoram a folha de rosto na entrega do trabalho. Ela deve conter:

  • O nome do autor
  • O título
  • O subtítulo (se houver)
  • O tipo de projeto de pesquisa
  • O nome da instituição de ensino
  • O nome do orientador
  • O local cidade da entidade
  • O ano da entrega

Além disso se a instituição de ensino exigir deve haver também os dados curriculares do autor. Na folha de rosto devem ser observados os mesmos aspectos que mencionei em relação à capa para os subtítulos e o local da entidade. Perceba que a folha de rosto pode substituir tranquilamente a capa por isso ela é obrigatória e a capa facultativa.

Sumário TCC

Sumário TCCPor fim há o sumário do TCC. Esse elemento além de ser obrigatório é muito importante, pois ele representa uma espécie de mapa do projeto. Tanto que foi criada uma norma própria para ele, a REGRA ABNT NBR.

Mesmo assim não existe muito mistério para sua elaboração havendo apenas algumas regras gerais bem simples. A palavra sumário tem de aparecer centralizada no topo da página. Devem constar do sumário apenas os elementos textuais e pós textuais. As indicações das seções do sumário devem estar alinhadas à esquerda. Os títulos e subtítulos caso existam devem estar logo em seguida aos indicativos de suas seções. Cada seção pode ser paginada de acordo com o número de sua primeira página ou pelos números das páginas de início e fim separadas por hífen. Enfim não tem muito o que fazer, não é? O sumário definitivamente não é um problema. Inclusive dá para fazer isso automaticamente no Word.

Finalmente chegamos ao final do artigo e agora você já sabe como fazer um projeto de pesquisa passo a passo. Acredite isso vai ser muito importante na sua jornada do TCC, pois você agora sabe o caminho que deve seguir e a sequência correta.

Agora seu trabalho vai ficar muito mais fácil pois cada trecho que você escrever te ajudará a escrever o parágrafo seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *