Olá. Quer aprender dois exercícios rápidos e fáceis pra você melhorar sua leitura na hora? A nitidez das letras pra ler? Isso vai te ajudar tanto de perto quanto de longe. Vamos lá! Então, a gente vai fazer dois exercícios. Eu sou terapeuta ocupacional, trabalho com a saúde natural da visão e queria te dizer que esses exercícios são fáceis, naturais, práticos de fazer, que aguçam a saúde, o foco dos seus olhos de forma natural. Sem contra indicação. Sem efeito colateral.
Os dois exercícios que a gente vai fazer agora, você vai precisar de um livro, algum papel com letras. O que você preferir. Só pra você realmente fazer junto comigo e sentir os efeitos. Se você não tiver nada de livro em mãos, você pode fazer com a própria palma da mão. Tá bom? Então, se você tá vendo e não tem nada escrito perto de você, você pode fazer com a própria palma da mão.
Por que esses exercícios melhoram a visão?
Porque eles vão ativar o foco, a mácula. Vão alongar e contrair o seu cristalino, a lente natural do seu olho, que faz o seu foco.Isso vai ajudar você a focar tanto de perto, quanto de longe. A gente vai fazer
esse exercício perto, mas você fazendo, praticando, perto também vai ajudar a sua visão de longe. Ok? Vamos lá? Então, o que que a gente vai fazer com essa folha? Com essa página? Esse aqui você vai fazer com a folha, tá bom? O próximo que eu vou te dizer, você pode fazer tanto com as folhas quanto com a palma da sua mão. Esse não dá pra fazer com a palma da sua mão, mas, enquanto a gente vai olhando aqui as letras, você pode olhar os detalhes da palma da sua mão também. A mais ou menos a distância de um palmo da sua visão. Tá bom? Com a palma da mão. Se você estiver com alguma letra, alguma folha, você coloca, mais ou menos, a uns 20 ou 30 centímetros da sua visão. Tira os óculos, tira lente de contato. Ok? Esse exercício sem óculos, sem óculos. Você vai fazer o quê? Você vai virar o livro ou a folha de ponta cabeça. Então, você pode até colocar um pouquinho mais perto se precisar, um pouquinho mais longe, mas não encosta muito e nem leva muito longe.
Tenta manter uma distância média. E você vai ler de ponta cabeça, piscando, percorrendo as letras. Então, pegue uma letra de um tamanho que você consiga ler sem óculos. As vezes precisa aproximar um pouquinho. As vezes precisa afastar. As vezes a letra precisa ser grande. Está tudo bem. Você vai piscar, percorrer e tentar entender o que você está lendo. Entende o que você tá lendo. Entende a nitidez das letras agora. Vai piscando, passando por cada letra. A hora que acabar uma frase, passa pra frase de baixo. Percebe como é isso.
Pra você conseguir ler essa letra que você está nas mãos de ponta cabeça, você precisa percorrer letra por letra. Porque, se não, você não consegue formar palavra. E aí você está estimulando a mácula. A mácula que é a visão dos detalhes. Você tá olhando letra por letra. E esse é o segredo pra você ler melhor, melhorar sua leitura. Ler letra por letra. Vira agora de novo pra posição normal o livro ou a folha que você tá usando. Percebe que quando você vai ler agora você tem a tendência de ler letra por letra.
E isso vai deixando a letra mais nítida, mais preta no papel mais branco. Se você estiver lendo letra preta no papel branco. Então, quando você estiver fazendo alguma leitura, de tempos em tempos, vira de cabeça pra baixo. Por isso que não dá pra fazer com a palma da mão, né? Não adiantaria. É só com letra mesmo. Leia a letra com a folha de cabeça pra baixo. Isso vai estimular a sua mácula e você acaba até piscando mais, né? E respirando mais. Respira, pisca e não força os seus olhos. Tá bom? Um outro exercício você vai fazer. E agora dá pra fazer também com a palma da mão. Nosso segundo exercício desse post é o seguinte: você vai pegar esse papel, ou então a palma da sua mão, e vai colocar assim grudado nos seus olhos. Grudado no seu nariz. E você vai tentar ler essa folha sem forçar os seus olhos, só que com a folha encostada em seu nariz. Bem encostada mesmo. Piscando. Você vai sentir
uma pressãozinha no centro da testa. A letra vai ficar toda embaçada mesmo. Mas vai percorrendo
letra por letra. E você vai mudando o livro de lugar. Fica mais um pouquinho. Passa pra uma outra letra. E a mesma coisa com a palma da sua mão se você estiver fazendo com a palma da sua mão.
Encosta sua mão no nariz e vai percorrendo os detalhes da palma da mão. E aí você volta na posição normal, volta a folha na posição normal, e percebe como ficou a sua visão. Principalmente se você tem vista cansa, presbiopia, hipermetropia, esse exercício é fantástico. Muitas pessoas sentem diferença na hora mesmo. Quando volta a folha, a visão fica mais nítida. O que que a gente fez aqui? A gente trabalhou a sua convergência. A gente convergiu os seus dois olhos. Então, além de a gente trabalhar essa musculatura externa, a gente trabalhou o seu cristalino.
Lembra que eu falei que a gente ia trabalhar a lente natural do seu olho? Convergiu o cristalino. E quando volta, ele volta mais flexível e mais potente pra dar o foco. Então, você pode fazer isso várias vezes. Você volta um pouquinho, lê e pode repetir.
Traz de volta aqui, bem pertinho do seu nariz e depois volta. Tá bom? Esse é um exercício fantástico que você pode fazer. Faz sem óculos para estimular a sua convergência natural. Pra estimular a visão do seu cristalino. Mesmo que você não tenho cristalino e que você já tenha feito a cirurgia de catarata, é fantástico esse exercício também porque vai trabalhar com a sua musculatura externa e trabalhar o seu foco pra perto, né? E, principalmente se você fez a cirurgia de catarata e colocou a lente intraocular que enxerga melhor de longe, você vai ter dificuldades pra ver de perto.
Então, esse exercício vai ajudar muito a ver de perto, mesmo se você já fez a cirurgia de catarata. E também pra outros problemas visuais. E também pra prevenir que você perca a capacidade de leitura com o passar dos anos. Porque você vai exercitar toda a musculatura.