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Facebook para empresas: por onde começar?

Ao ler em todos os lugares que sua empresa deve estar absolutamente no Facebook , você decidiu começar.

Mas quando é hora de agir, é o banho frio. Não apenas você não sabe por onde entrar no face, mas também fica rapidamente desanimado com o tempo que leva para ler os milhares de artigos que detalham os recursos avançados desta rede social. 

Sim você sabe? Esses artigos famosos que explicam como dominar a segmentação de suas campanhas de publicidade com o Power Editor, como melhorar sua taxa de engajamento ou como gerenciar várias páginas usando o Business Manager

Eu prometo, você vai acabar lendo eles um dia. Mas o que você precisa agora é entender o básico do Facebook. 

E isso é bom, pois é isso que lhe oferecemos neste artigo dedicado aos fundamentos. Recomendado para qualquer gerente de negócios, gerente de marketing e comunicação.

O que é o Facebook?

O que é o Facebook?

Vamos começar do começo. O Facebook é, portanto, uma rede social lançada em 2004 nos Estados Unidos. Simplificando, uma rede social (ou mídia social), como a entendemos hoje, é uma ferramenta que permite a interação entre diferentes indivíduos. 

Inicialmente reservado para estudantes da Universidade de Harvard, o Facebook se abriu gradualmente a um público cada vez maior. 

O sucesso foi deslumbrante, a ponto de a plataforma ocupar agora a posição de líder nas redes sociais. Existem mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo registradas na ferramenta. 

Facebook: para que serve?

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, repete cada vez que tem a oportunidade: ele criou sua plataforma para permitir que seus usuários “mantenham contato com as pessoas importantes em suas vidas”. 

Em geral, o Facebook permite compartilhar conteúdo, principalmente na forma de fotos, vídeos ou links para sites entre indivíduos. 

Este conteúdo é exibido no que é conhecido como Feed” do usuário . Esse é o ponto focal do Facebook e é de importância crucial para qualquer pessoa interessada na ferramenta.

Tenha em mente que já havia ferramentas para compartilhar conteúdo antes da chegada do Facebook. Mas nenhum deles teve tanto sucesso.

E como isso funciona?

Existem três ótimas “maneiras” de compartilhar e receber conteúdo no Facebook:

  • Através de um “perfil”.
  • Através de uma “página”.
  • Através de um “grupo”.

De uma maneira muito simplificada (existem sutilezas), os perfis são reservados para pessoas, as páginas para marcas/empresas e grupos são espaços para trocas temáticas.

Em detalhes, qualquer pessoa registrada no Facebook, portanto, tem um “perfil”. Este perfil permite que ele compartilhe conteúdo com seus amigos, familiares, colegas … que também passam por seu próprio perfil. 

Isto é para pessoas “físicas”. Se você é uma empresa ou marca (uma pessoa jurídica, portanto) e deseja se comunicar com seus clientes (ou clientes em potencial), deve criar uma página. 

Os usuários do Facebook podem, por meio de seu perfil, tornar-se “fãs” da sua página e, assim, descobrir o conteúdo que você compartilha.

É importante entender que todo o conteúdo compartilhado por perfis, páginas e grupos pode aparecer potencialmente no feed de notícias dos usuários.

E como uso o Facebook para os meus negócios?

Agora que você entende o básico do Facebook, ainda precisa descobrir como aproveitá-lo para o seu negócio. Portanto, a primeira coisa a fazer é ter uma “página”.

Uma vez criado, você precisa decidir que tipo de publicação você publicará. Nunca se esqueça de que é o Facebook que decide se esses usuários serão vistos ou não pelos usuários da rede e, portanto, pelos seus futuros clientes em potencial. 

Portanto, cabe a você torná-las suficientemente interessantes (elas devem ser graficamente bonitas e “envolventes” em termos de mensagens) para que elas atinjam seus “alvos”. 

Você vende celulares? Não há necessidade de postar fotos de pranchas de surf, você nunca interessará à sua comunidade.

Quanto custa, como funciona?

Mark Zuckerberg construiu o sucesso de sua plataforma em torno do famoso slogan: “O Facebook é gratuito e continuará sendo”.

É verdade … Mas, na realidade, não é gratuito para todos. Se a criação de um perfil ou uma página e a publicação de conteúdo são operações viáveis ​​sem, em teoria, pagar um único centavo, na realidade você será rapidamente limitado. 

Se você deseja alcançar o maior número possível de pessoas, precisará retirar o cartão de crédito. Tenha certeza, os valores permanecem relativamente modestos. 

Conte em média 5 reais para postar suas mensagens para 1.000 pessoas

Observe também que é possível definir objetivos diferentes (seja conhecido, envie pessoas para o site, faça-as comprar seus produtos, envie-as de volta à sua loja, obtenha contatos, obtenha feedback sobre diferentes produtos etc.) para os anúncios do Facebook, o que torna a operação ainda mais interessante.

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