Muitas pessoas precisam solicitar diariamente a segunda via da Carteira de Habilitação em São Paulo. E se você está entre essas pessoas, saiba que existe a necessidade de realizar o pagamento de taxas para fazer 2ª via de CNH em SP.
A principal delas é a Taxa de Emissão do documento que custa R$ 42,41. No entanto, se você quiser receber a sua segunda via pelo correio, também é preciso pagar o valor de R$11,00.
As taxas para fazer 2ª via de CNH em SP precisam ser pagas junto a um dos bancos conveniados da instituição, sendo que o boleto para pagamento precisa ser emitido com o número do CPF do motorista.
Quem pode solicitar a 2ª via de CNH em SP
Todo motorista que tenha sido vítima de roubo, ou que tenha perdido a sua carteira de motorista (ou quando o documento tiver sido extraviado de alguma maneira), poderá solicitar a 2 via cnh poupatempo.
Mas é importante ressaltar que a mesma só poderá ser pedida pelo titular, ou então por um procurador.
O procedimento pode ser feito totalmente pela internet, através do site oficial do Detran SP, ou pessoalmente.
Se você preferir ir pessoalmente a um dos postos autorizados, vai precisar levar:
- Documento com foto.
- Formulário preenchido com todos os seus dados;
- Comprovante de pagamento das Taxas para fazer 2ª via de CNH em SP.
Outra informação importante é que somente pessoas que estejam com carteira de habilitação válida conseguem pedir a segunda via do documento.
Isso significa que você não pode ter nenhum tipo de problema com a sua habilitação.
Também é importante não confundir a segunda via da CNH com renovação da carteira. São dois processos bem distintos.
Os motoristas que tiverem passando por algum processo de mudança de categoria, ou mesmo renovação, precisam aguardar o final do procedimento, para então solicitar a segunda via da CNH.
A validade da 2ª via da CNH vai permanecer a mesma da anterior, pois não se trata de um novo documento, e sim da reposição do antigo.
Alterações no Código de Trânsito
Se por acaso você não estiver de posse ainda da 2ª via da CNH e for parado por algum agente de trânsito, saiba que de acordo com as novas regras em vigor, o motorista pode ficar livre de multas, bem como de ter o seu carro apreendido.
No entanto, as informações tanto do motorista, quanto do veículo, precisam estar devidamente registradas no banco de dados oficial da instituição.